A NOSSA CAUSA SOCIAL

UM PROPÓSITO CLARO E SIGNIFICATIVO

“A ECCOS apoia projeto de pesquisa em saúde preventiva ocular para primeira infância, com atenção ao direito à informação, educação, qualidade de vida, acessibilidade, bioética e futuras gerações.” 

A origem da pesquisa e a solidariedade intergeracional

O projeto se justifica quanto à deficiência do sistema público e particular à atenção primária da saúde ocular da criança, e falta de efetividade do poder público quanto à obrigação de proporcionar nacionalmente a assistência materno-infantil aos recém-nascidos. 

O diferencial da pesquisa voltada para Regulação, Políticas Públicas, e ao Direito à Informação é essencialmente dirigida à Prevenção no Planejamento Familiar e no Pré-Natal.  

No Brasil existem noventa e oito milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual, e dentre elas oitenta milhões não têm acesso a qualquer tratamento, pois não há programas públicos efetivos de prevenção à cegueira ou à deficiência visual.

Não ter acesso ao Direito da Informação traduz consequências para as famílias e para as crianças.

Trata-se de comprometer a qualidade de vida do ser humano, e a capacidade visual desempenha importante função. Crianças com chances reduzidas de visão carregam as consequências de perda de oportunidade de tratamento adequado para a qualidade de toda uma vida.

Famílias percorrem uma extensa, árdua e silenciosa caminhada até o acesso à informação e tratamento adequado.

É necessária uma construção coletiva de ações em rede para criar alertas às famílias mediante um processo participativo da população, com a articulação de conhecimentos que envolvam ações básicas de saúde ocular como um direito do cidadão, onde caberia ao Estado regulamentar, fiscalizar e controlar.

 

Modelo Scaffolding: algumas das mais emocionantes pesquisas recentes de modelos de pai-filho, professor-filho e pai-professor-criança relacionamentos, como os sistemas interativos, envolvendo anexo e andaimes e como os principais determinantes do aprendizado da criança permitem que possamos desenvolver um projeto voltado para instruções em escolas públicas e privadas sobre a importância de avaliação da criança ou adolescente sobre necessidade de apoio cognitivo, psicológico, psicopedagógico, podendo encaminhar para profissionais especializados.